25 de mar. de 2025

O Último Estágio da Vida

 


O último estágio da vida é a morte. Mesmo que no mundo ocidental essa verdade seja assustadora, é necessário aprender a entender o porque das nossas mutações e encarar a realidade de forma natural, até porque não poderemos alterar o poder dos ciclos de vida. A velhice temida e questionada bem que poderia ser vista com olhos de gratidão,e ao invés de praguejar tantas dores, agradecer pela resistência ao tempo.

Viver sempre será o nosso maior desafio, e para quem ler sobre a história da humanidade, o universo tem sido complacente com a criação. Velho e idoso não é a mesma coisa, o velho se agarra ao passado e ao conservadorismo fazendo uma comparação entra o antes e o agora, ignorando as mutações que extremamente úteis.

O idoso por sua vez tenta quebrar paradigmas e rever conceitos não aplicáveis, a ideia de cão velho não aprende truques precisa ser revista. Com o passar dos tempos nossos conhecimentos ficam obsoletos e precisamos aprender algo novo, aproveitando o máximo nosso último estágio de vida.

Precisamos entender o nosso emocional, e desenvolver tópicos que possam transformar velhos costumes em algo novo e diferente. No último estágio da vida é normal encontrar injustiças no decorrer dos anos vividos, isso possivelmente é porque não identificamos os erros cometido, e por uma questão lógica de auto defesa, não procuramos enxergar o que fizemos de errado.

Mas se chegamos perto do fim vamos viver com sabedoria, se a gente lembrar de alguma história dos nossos ancestrais, entenderemos que o  mundo sempre foi mutante. O ciclo do idoso é para mais um aprendizado, temer a morte é antecipar a visita da mesma. É extremamente urgente mudar o hábito de ignorar a diferença entre o antes e o depois, se não somos mais jovens, ficamos mais lentos e vulneráveis, e o que podemos fazer; desafiar novamente nossas forças, e enviar ao cérebro informações de que não aceitamos morrer de qualquer forma.

Feito isso, e mudando de comportamento conservador, temos uma grande chance de aprender mais sobra a vida. Acontece, mas não merecemos morrer em um leito hospitalar, o ideal é fazer a nossa transição entre familiares e amigos, e seguir para dimensões especiais deixando um legado de que entendeu os ciclos da vida, e precisamos ver e aceitar o último estágio da vida, sem dramas; o tempo passa para todos.


"O Conhecimento é um farol na escuridão"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contos e Encantos: Mundo Feminino

Contos e Encantos: Mundo Feminino :   Mundo feminino e os constantes desafios de superação e força para garantir segurança, não precisava se...