2 de nov. de 2014

A MENINA E O ARTISTA

A arte da pintura continua sendo uma das maiores comunicações visuais, administrada e valorizada desde o princípio dos tempos, a cada dia enriquece a cultura com mensagens e informações.  Não precisamos procurar, desde que tenhamos sensibilidade e soubermos valorizar artes em centros culturais, ou até mesmo de artistas anônimos.
 Em um muro na avenida João Pessoa em Fortaleza, a pintura incrível que nos permite vaias interpretações. uma menina de olhar distante e possivelmente tentando desvendar um futuro incerto, visto que seus olhos mostram olhar distante, e ainda um pouco de esperança.

Em um passado próximo era comum ver os muros grafitados, o que para muitos não passavam de riscos ou ou desenhos, mas na realidade sempre traduziram fortes mensagens, um alerta social em relação aos excluídos, com um SOS de inclusão social. Na maioria das vezes com críticas contundentes de quem ver apenas seu próprio mundo, sem entender a importância da arte, usavam cognomes de grafiteiros em tom depreciativo.
Mais a arte grita alto, e os artistas pegaram essa onda e passaram divulgar suas obras com painéis gigantescos em laterais de edifícios, avenidas, muros de faculdades, avivando a comunicação de forma massiva. Hoje até a grande mídia tem outdoor  em laterais de grandes centros comerciais, terminais de coletivos, cinemas, acredito que aderiram a ideia da comunicação visual implantada pelos anônimos.        Quando Alex Vallauri grafitou pela primeira vez no mundo, não imagina que um dia sua arte  viajaria o mundo. Pintura de variadas formas e tamanhos, com mensagens discretas ou diretas, mas em uma linguagem popular. Embora em alguns casos não expressem de forma natural a natureza da mensagem, isso, também poderá ser visto com um olhar cultural, e despertará o desejo de decifrar a arte.

No quadro acima, as vezes chego a pensar que a menina não está preocupada com nada, depois observo os olhos da mesma e a vejo mergulhada em sonhos ou interrogações. E o olhar distante, parece tentar entender porque está tão só, tenho quase certeza que o autor da obra ver essa menina bem diferente da minha visão, porque é assim que acontece com a arte, magnífica  e de imensuráveis significados. 

Em várias cidades do mundo inteiro, existirá sempre uma obra de arte capaz de promover um clique, e quantas pessoas passam em frente, sem tempo ou sem ideia da importância da mesma, talvez até esqueçam das nossas próprias no tempo.

A.L.Bezerra

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contos e Encantos: O Caçador de Espírito

Contos e Encantos: O Caçador de Espírito :   O caçador de espírito procura algo especial, queria fugir das teorias e conceitos tradicionais,...